sexta-feira, 27 de maio de 2011

FÉ E FINANÇAS NA IGREJA - PARTE II

Prosperidade é dom de Deus. Riqueza é dom de Deus. Pergunto para alguns irmãos da igreja se eles querem ficar rico. Se eles querem prosperidade. Eles dizem assim: Não quero ser rico, quero ter o suficiente. Quando ouço esse tipo de comentário fico muito triste. Por eu creio que Deus pode prosperar o seu povo. Deus tem riquezas para nos dar. A bíblia diz que Deus já nos deu riquezas e bens – Eclesiastes 5:19. Ser rico e próspero é uma benção que muitos cristão jogam fora. Vários homens na bíblia foram homens ricos e prósperos. Vejamos:

·         Em Gn.13:2 – diz que Abrão ia muito RICO em gado, prata e ouro;
·         Em Gn. 26:13 – diz que Isaque enriqueceu, prosperou e ficou riquíssimo;
·         Em Gn.31:1 – Diz que Jacó ficou mais rico do que seu próprio patrão;
·         Jó era um homem muito rico, o mais rico do Oriente;
·         Davi foi um rei rico chegou a dizer que toda riqueza vem de Deus;
·         Salomão foi o homem mais rico que já existiu,
·         A Bíblia diz que Deus é rico – Ele é o dono do ouro e da prata – Ag. 2:8

Porque muitos cristãos acreditam na salvação, na cura divina, na libertação, na restauração , no céu e na vida eterna, mas desprezam a riqueza e a prosperidade? Por que muitos cristão vivem na miséria e pobreza enquanto os ímpios vivem nas melhores casas, nos melhores apartamentos, comem do melhor, andam no melhor, não vivem em escassez e necessidades, enquanto muitos irmãos estão mendigando o pão?  
Qual o segredo da prosperidade? Qual o segredo para viver uma vida de bênçãos, vitorias, riquezas e prosperidade? Vejamos alguns:

1.    Trabalho – o trabalho, sua profissão é meio pelo qual Deus usa para que seus filhos adquiram riquezas e bens. A bíblia diz: comerás do trabalho de suas mãos... Sl.128. tem gente que não prospera porque não trabalha. Não exerce a profissão. Ou não tem uma profissão, não se qualificou para o mercado de trabalho. Estão esperando cair do céu.
2.    Administração – sabe por que as pessoas não prosperam e não enriquecem. Não sabem administrar o dinheiro que ganha. Jesus multiplicou 5 pães e 2 peixes, fez muito com o pouco que tinha em mãos. Você recebe um salário, uma renda, algum dinheiro, se você não souber administrar o dinheiro que ganha viverá na miséria à vida toda.
3.       Devolver o dízimo – o dizimo é de Deus. Quem toma o que é de Deus é um ladrão. Muitos cristãos não prosperam porque não devolvem aquilo que pertence a Deus. E a maldição do devorador os alcançam, trazendo miséria, falência e pobreza.
4.       Dê ofertas alçadas – Oferta alçada é oferta de peso ou pesada. Oferta alçada é aquela oferta que pesa no seu orçamento. É uma oferta sacrificial. Uma oferta alçada entregue no altar, têm o poder de liberar uma colheita financeira extraordinária para a pessoa. A oferta é comparada a uma semente que se for semeada em terra boa, produz cem vezes mais. A multiplicação acontece quando você entrega ofertas na casa do Senhor.
5.       Tenha Jesus como o único senhor de sua vida – Sem ele nada poderá fazer. Jesus é o caminho que nos leva a Deus, nossa Fonte suprema. Tudo vem de Deus. Para ir a Deus temos que ter Jesus. Seguir seus passos. Viver seus princípios. Quando andamos com Jesus, somos salvos, libertos, restaurados, curados e na vida vivemos em bênçãos, vitórias, prosperidade, riquezas e no fim a VIDA ETERNA.

E tem gente que diz assim: não quero ser rico !!!

quinta-feira, 26 de maio de 2011

FÉ E FINANÇAS NA IGREJA - PARTE I


Dinheiro um assunto difícil para alguns
O assunto mais doloroso para muitos crentes é o dinheiro. Um certo irmão membro de uma igreja disse à seu pastor:
- Pode discutir mordomia à vontade, mas não fale em dinheiro aqui.
Outro irmão afirmou:
- Nosso pastor precisa deixar de falar em dinheiro e só pregar o evangelho!

Infelizmente, esses irmãos desconhecem a mordomia e o evangelho. Falar em mordomia é falar em dinheiro, porque o que o crente faz com o seu dinheiro mostra a sua mordomia na pratica. E quem conhece o evangelho, entende que a pregação do evangelho visa a totalidade do homem, incluindo seu dinheiro. Quem quer separar a vida material da vida espiritual desconhece o evangelho.  

Os Dízimos na Casa do Senhor
Dízimos é a décima parte das rendas consagradas ao Senhor. Conforme vimos anteriormente, todas as coisas pertencem ao Senhor e nós fomos constituídos por Deus como seus mordomos, seus administradores. Sendo Deus dono de tudo, chegamos a conclusão óbvia de que não só os dízimos lhe pertence. Tudo que está em nossas mãos, e chamamos de NOSSO, apenas está sob nossa administração, há uma ordem de Deus que é muito clara, sobre o direito que Ele (Deus) tem de legislar sobre aquilo que é seu – Lv. 27:30-32.

Curiosidades sobre o dízimo
·        O dízimo não é do pastor e nem da igreja, é do Senhor – Lv.27:30-32
·        O dízimo deve ser entregue na igreja onde você congrega – Mal.3:10
·        Você nunca deve confundir o dízimo com outros tipos de ofertas.
·        O dízimo não era só para o tempo da lei:
a.    Antes da lei – Abraão viveu cem anos antes da lei. Ele foi o primeiro dizimista que a Bíblia revela – Gn.14:18-20. Jacó, neto de Abraão, fez um voto de ser um dizimista fiel – Gn.28:20-22.
b.    No tempo da lei – neste período da lei, Deus deu ao seu povo diversos princípios, no qual incluiu o de dar o dízimo – Nm.18:21, Dt.14:22.
c.    Depois da lei – O próprio Senhor Jesus exortou... que devemos praticar a justiça, a misericórdia e a fé... mas não omitir aquelas, ou seja, deixar de dar o dízimo – Mt.23:23

Porque devemos ser dizimista fiel na casa de Deus?
1.    Por obediência a palavra de Deus. Obediência produz bênçãos. A ordem imperativa do Senhor é: Trazei todos os dízimos...
2.    Por gratidão a Deus por tudo que ele tem nos dado.
3.    Para não roubarmos a Deus. Quem não entrega o dízimo é um infiel – Malaquias 3:8-9. A pessoa que não dá o dízimo atrai maldições sobre si e sobre sua família.
4.    Para Deus repreender o devorador – Malaquias 3:11